CALOR DE REA O
1 INTRODUÇÃO
Nesta experiência será usado um erlenmeyer como recipiente para a reação e como calorímetro simples para medir o calor desprendido ou absorvido durante as reações. Admitiremos que o calor de reação seja usado para modificar a temperatura da solução aquosa e do frasco. Desprezaremos pequenas perdas de calor para o ambiente. Lembre-se que é preciso 1,0 calorias para fazer variar de 1°C a temperatura de 1g de água. Para alterar de 1°C a temperatura de 1g de vidro, precisa-se de 0,2 cal.
Nesta experiência, será medida e comparada a quantidade de calor envolvida em três reações.
Reação 1 – Hidróxido de sódio sólido dissolvido em água e formando solução aquosa de íons:
NaOH Na+(aq) + OH -(aq) + x1(cal)
H1 = -x1 cal
A entalpia (H) da reação, é o calor trocado a pressão constante
Reação 2 - Hidróxido de sódio sólido reagindo com solução aquosa de cloreto de hidrogênio, formando-se água e solução de cloreto de sódio:
NaOH(s) + HNO3(aq) H2O + Na+(aq) + NO3- + x2 (cal)
H2 = - x2 cal
Reação 3 – Solução aquosa de hidróxido de sódio reagindo com solução aquosa de cloreto de hidrogênio formando água e solução aquosa de cloreto de sódio:
NaOH(aq) + H NO3 (aq) H2O + Na NO3 + x3 (cal)
H3 = - x3 cal
2 REVISÃO DA LITERATURA
2.1 TERMOQUÍMICA
Termoquímica é o estudo do calor produzido ou consumido nas reações químicas. É um ramo da termodinâmica, pois o vaso da reação e seu conteúdo constituem um sistema, e as reações químicas provocam troca de energia entre o sistema d suas vizinhanças. Assim, podemos usar a calorimetria para medir o calor produzido (exotérmico) ou absorvido (endotérmico) numa reação e identificar q como a variação de energia interna (se a reação ocorrer a volume constante) ou como a variação de entalpia (se a reação ocorrer pressão constante). Inversamente, se ∆U ou ∆H forem conhecidas para uma certa reação, será possível calcular a quantidade de energia (na forma de calor) que a reação pode produzir. Como a