liderança
Liderar - é exercer influência sobre uma pessoa ou um grupo de modo a atingir os objectivos pretendidos pelo indivíduo que a exerce.
A liderança ocorre no seio da organização, tanto nos grupos formais, como informais.
As teorias sobre a liderança podem ser agrupadas em quatro grupos:
Teoria dos Traços do Líder
Segundo esta teoria, os líderes são pessoas que reúnem determinados traços, características marcantes capazes de influenciar os outros.
Entre estas características podemos salientar os traços físicos (beleza, aparência, estatura, peso...); traços psicológicos (autoconfiança, entusiasmo, adaptabilidade...); traços sociais (capacidade de comunicação, cooperação, coordenação, etc.); traços intelectuais (competências técnicas).
Os investigadores procuram identificar os traços que devem estar presentes num líder, para que este possa ser bem sucedido.
Os autores, que adoptam esta perspectiva no estudo da liderança, partem do pressuposto que um líder já nasce, não se constrói. Isto é, ou se reúnem à nascença as características que permitem a um indivíduo ser líder, ou ele/ela nunca será líder, porque não as poderá adquirir ao longo da vida.
Teorias Comportamentais da Liderança
Este grupo de teorias vai de encontro à ideia que um líder não nasce; pode ser fruto de uma construção ao longo da vida. Neste sentido, um indivíduo pode ser ensinado (adquirir formação para se tornar um líder).
Escola de Michigan
Os estudos sobre a liderança na Universidade de Michigan foram liderados por Likert (1947). A equipa procurou saber qual o tipo de liderança associado a um melhor desempenho e satisfação nos trabalhadores (e, logo, mais eficaz).
Existem dois tipos de líderes:
Líderes centrados nas tarefas (ou na produção) – Estes líderes focam-se na forma como o trabalho deve ser realizado, utilizando a supervisão para controlar os seus subordinados.
Líderes centrados nos empregados –