ota 2014
Se você mora em centros urbanos, há que ser também considerado o problema da Poluição Luminosa (PL), que prejudica sensivelmente a observação de objetos mais tênues, como é o caso dos acima citados. Além disso, é necessário um muito bom conhecimento do céu, bem como prática no manuseio e configuração de seu instrumento óptico, para a correta localização desses objetos celestes. (Saiba mais sobre Poluição Luminosa em Efeitos da poluição luminosa na astronomia observacional).
O objetivo desse texto, ao contrário de desestimular o iniciante, é o de apresentar uma opção em particular, que permitirá fascinantes observações. Referimo-nos, é claro, à nossa Lua.
Leia mais.
Comentar (9) Acessos: 1639
E-mailImprimir
Por que meu telescopio/buscadora tem imagem invertida?
Escrito por Augusto Adams Ligado 28 Janeiro 2014.
Uma das mais surpreendentes descobertas de astrônomos iniciantes é que a imagem do telescópio se mostra de cima para baixo ou invertida, dependendo do tipo do telescópio. A primeira coisa que quase todos pensam é que o telescópio está com defeito - quando de fato tudo funciona em perfeita ordem. Dependendo do tipo de seu telescópio, a imagem irá parecer correta, de cabeça para baixo, rotacionada ou invertida da esquerda para a direita.
Continue Lendo
Comentar (0) Acessos: 2639
E-mailImprimir
Como ver cores em nebulosas e outros objetos
Escrito por Augusto Adams Ligado 04 Janeiro 2014.
Para quem nunca observou o céu através de um telescópio ou binóculo, ao ver uma imagem de M42 tirada pelo Hubble, é normal pensar que verá a mesma coisa. Pergunta: verei a mesma M42 em cores como o telescópio Hubble vê? A resposta é não. E a razão pela qual você não verá cores além de um verde esbranquiçado em qualquer objeto