Energia solar
Em 1839, Edmond Becquerel observou que placas metálicas, de platina ou prata, quando mergulhadas em um eletrólito e expostas à luz produziam uma pequena diferença de potencial, este fenômeno foi denominado de efeito fotovoltaico. Em 1884, Charles Fritts produziu a primeira célula fotovoltaica usando selênio, a característica de fotocondutividade deste material foi descoberta por Smith em 1873.
Em 1954 foi apresentada a primeira célula solar moderna por Gerald Pearson (físico), Daryl Chapin (engenheiro), Calvin Fuller (químico), desenvolvida nos laboratórios da Bell em Murray Hill, nos Estados Unidos.
Tinha apenas 2 centímetros quadrados de área e uma eficiência de 6%, gerando 5 mW de potência elétrica. Cinquenta anos depois, em 2004, foram produzidos cerca de mil milhões de células, com eficiências da ordem dos 24,7%, alcançando a capacidade instalada mundial de energia solar superior a 8,2 GW em 2008, cerca de 57% da capacidade instalada de Itaipu.
Em 1955 primeira aplicação de uma célula solar de silício foi como fonte de alimentação de uma rede telefônica local em Americus, na Geórgia, Estudos Unidos da América.
O QUE É?
Módulos Fotovoltaicos:
A célula fotovoltaica é uma unidade básica que um conjunto dessas células formam um painel fotovoltaico.
Um módulo fotovoltaico é constituído de um conjunto de células montadas sobre uma estrutura rígida e conectadas eletricamente, normalmente as células são conectadas em série para produzir tensões maiores.
Montagem de um tipo de Módulo:
36 células solares, 156x78 mm, 1,8 W, 0,5V, 3,6 A, podemos montar as células em série ou paralelo. 40 m2 de placas são suficientes para 4 pessoas. Com painéis de silício cristalino, isto geraria cerca de 500 kWh/mês de energia.
INSTALAÇÃO DAS PLACAS
O painel ou módulos devem ser instalado em um local ensolarado e sem sombras, orientado para a direção norte, com inclinação de acordo com a tabela disponível, devendo ser encoberto durante