HISTORIA
UMA ANÁLISE NO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE – IFSUL
Maria Inês Gonçalves Medeiros s RESUMO
O objetivo geral definido deste trabalho é identificar o tipo de estrutura organizacional, o modelo de gestão e como se dá o processo de tomada de decisão no âmbito do IFSUL, com base na adaptação dos modelos propostos por (BURNS e STALKER, 1960) e (SILVA, 2005).
A amostra da pesquisa foi colhida através de entrevista com a Pró-Reitoria Adjunta de
Administração e seus colaboradores. Com o resultado da pesquisa, concluiu-se que a organização apresenta, segundo os fatores divisão do trabalho, especialização, e padronização, características da estrutura mecânica. Já nos fatores centralização e processo decisório e identidade organizacional, a organização apresenta características comuns à estrutura orgânica e mecânica. Quanto à identidade organizacional, os entrevistados percebem a instituição com características típicas da burocracia, mas também indicam certa flexibilidade, ao afirmarem que a instituição procura agir pró-ativamente, de forma inovadora, apesar do acúmulo de trabalho e escassez de servidores em alguns setores. Conclui-se que a organização, apesar de sua natureza burocrática, vem buscando atingir seus objetivos e metas, procurando adotar uma postura mais flexível, típica da estrutura orgânica e compatível com o referencial do modelo de gestão gerencial das modernas práticas da administração.
Palavras-chave: Estrutura Organizacional. Modelos de Gestão. Gestão Pública.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta o atual contexto da gestão pública, as práticas atuais e tendências, que apontam para os novos rumos da gestão pública. Tem como objetivo identificar o tipo de estrutura organizacional, como se dá o processo de tomada de decisões e investigar o modelo de gestão atual do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Sul-rio-grandense, sob a ótica dos colaboradores da