A Importância do planejamento financeiro para a aposentadoria
A aposentadoria parece ser algo tão distante que muitos jovens sequer pensam nesta fase da vida. Infelizmente o planejamento não é algo muito presente na vida das pessoas, inclusive o planejamento financeiro. O grande conflito nisso tudo é que em se tratando de dinheiro o tempo é fator crucial, ou seja, quanto mais cedo você começar a se planejar menos dolorosa será a caminhada.
Para iniciar a conversa existe na administração o ciclo PODC: planejar, organizar, dirigir e controlar. Com algumas adaptações este conceito pode ser usado na sua vida financeira e neste texto vamos tratar do primeiro passo, o planejamento. Para que você consiga fazer um bom planejamento é imprescindível que existam objetivos claros, como por exemplo, quero me aposentar com uma renda de R$ 6.000,00 por mês ou então desejo acumular um montante de R$ 1.000.000,00 até os 60 anos.
Pois bem, para você que possui dificuldades em se organizar financeiramente o primeiro passo é fazer um levantamento de tudo o que existe de receita e o que existe de despesa no seu mês e manter este controle por alguns meses. Passados 3 ou 4 meses você irá descobrir que existe um padrão nas suas movimentações financeiras, existem despesas que se repetem semanal ou mensalmente, por exemplo. Além disso, você também será capaz de identificar para onde o seu dinheiro é destinado, despesas fixas e despesas variáveis e quem sabe investimentos.
Com o seu orçamento sob controle é possível começar a fazer um planejamento. Obviamente que para investir precisamos ter dinheiro sobrando, podendo ser uma quantia mensal ou então um montante já poupado no decorrer dos anos ou ambos. Caso encontre dificuldades em cortar gastos para que haja esta sobra no seu orçamento comece um plano de redução de custos iniciando pelos gastos desnecessários, despesas variáveis e indo até os chamados gastos fixos. Em linhas gerais os gastos fixos são mais difíceis de serem reduzidos, porém nada impede de você mudar