osmose e pressão osmótica
RELATÓRIO
1ª Aula prática
OSMOSE E PRESSÃO OSMÓTICA
GAMA-DF
10 DE MARÇO DE 2014
Introdução
Osmose e seus efeitos
Osmose é a movimentação da água entre diversos tipos de concentração de substâncias que podem ser dissolvidos. A osmose é um processo que envolve a física e a química, e é essencial para a sobrevivência das células, e também compreende a disciplina de biologia.
Quando a água se movimenta, ela o faz com o objetivo de ter a mesma concentração em todos os meios, através de uma pequena membrana com poros que permitem a passagem das moléculas de água. Esse tipo de transporte chama-se passivo.
Durante a osmose, o solvente tem tendência de atravessar a membrana semipermeável na direção da solução com menor concentração de tal modo que nesta aumenta a quantidade de solvente e na outra diminui. Este efeito continua até que a pressão hidrostática equilibre esta tendência. O efeito de osmose é usado em numerosas aplicações e é uma das causas do processo de intercâmbio na nutrição das células animais e vegetais.
Osmose é também usado de forma coloquial, principalmente no que diz respeito aos estudos e a forma de adquirir conhecimento. Nós estudantes, quando não sabemos de algo matéria, dizemos que gostaríamos de aprender por osmose, ou seja, sem gastar energia e nem precisar estudar.
Objetivo
Compreender o processo de plasmoptise quando as hemácias eram colocadas em meios com diferentes concentrações de:
NaCl 0,02M
NaCl 0,08M
NaCl 0,15M
NaCl 0,2M
Materiais e Métodos
Sangue (Hemácias)
Quatro Tubos
Pepita Pasteur
Pepita Graduada 5 ml
Centrífuga
Nacl 0,2M – NaCl 0,15M – NaCl 0,2M – NaCl 0,15M – NaCl 0,02M
Estande
A aula aconteceu no laboratório de Biofísica da faculdade Faciplac, juntamente com o professor Érico A. Rosa, iniciou-se um estudo com o