Doenças Pulmonares
As doenças pulmonares atingem grande parte da população, seja através de vírus e bactérias, por herança genética ou por atos inadequados para a saúde, como fumar. Podem ser caracterizadas por tosses, dores no peito, falta de ar, dificuldade para respirar, cansaço, entre outros sintomas. Algumas doenças podem ser tratadas e resolvidas por processos mais rápidos, outras possuem tratamentos complexos, podendo comprometer sua saúde e seu bem-estar, e até levar a óbito.
Esteja sempre atento, tome cuidado com sua higiene, com locais fechados ou que tenham fumaça, com o contato muito próximo com as pessoas, com a alimentação, e principalmente, procure parar de fumar! O risco de fumantes adquirirem doenças pulmonares é quase 100%, e o pior, muitos só descobrem anos depois, em um estágio muito avançado da doença.
Saiba um pouco mais sobre o pulmão, a respiração, as doenças pulmonares, como se prevenir, os tipos de tratamento e algumas informações sobre alimentação para os pacientes. Sistema Respiratório
Os pulmões são órgãos pertencentes ao sistema respiratório, localizados na região interior da cavidade formada pelas costelas. Possuem uma consistência esponjosa, são envolvidos pela pleura (membrana serosa) e tanto o pulmão esquerdo como o direito medem cerca de 25 cm em um adulto. Suas funções são a troca de gases, retirando o oxigênio do ar ambiente e eliminando o gás carbônico.
O ar passa pela traqueia e chega aos brônquios, dois tubos que transportam o ar para o pulmão. Já dentro dos pulmões, os brônquios se dividem em bronquíolos e alvéolos pulmonares. Bronquíolos: ajudam a direcionar o ar. São ramificações dos brônquios, formando tubos cada vez mais finos e o seu conjunto forma a árvore brônquica. Todos os bronquíolos terminam em alvéolos. Alvéolos pulmonares: são estruturas saculares (iguais a sacos), cobertos por capilares pulmonares. É onde ocorrem as trocas gasosas (hematose pulmonar), entre o ar que vem
de