Doenças Pulmonares
Acadêmicas São Camilo
DOENÇA PULMONAR
Doença pulmonar é qualquer doença ou distúrbio que ocorra nos pulmões ou que leve os pulmões a não funcionarem adequadamente. Existem três tipos principais de doença pulmonar:
Doenças das vias respiratórias: Essas doenças afetam os tubos (vias) que transportam oxigênio e outros gases para e dos pulmões.
Elas incluem asma, enfisema e bronquite crônica. Doenças do tecido pulmonar: Essas doenças afetam a estrutura do tecido pulmonar. A escoriação ou inflamação do tecido incapacita os pulmões de se expandirem totalmente ("doença pulmonar restritiva").
Isso faz com que seja difícil para os pulmões absorver oxigênio e liberar dióxido de carbono. Fibrose e sarcoidose pulmonares são exemplos de doenças no tecido pulmonar.
Doenças da circulação pulmonar: Essas doenças afetam os vasos sanguíneos dos pulmões. Elas são causadas por coagulação, escoriação ou inflamação dos vasos sanguíneos. Elas afetam a capacidade de os pulmões absorverem oxigênio e liberarem dióxido de carbono. Essas doenças também podem afetar o funcionamento do coração.
TERAPIA NUTRICIONAL
Nas Doenças Pulmonares é comum o paciente encontrar–se em estado de desnutrição, o que requer um suporte nutricional, ou seja, uma suplementação que não causa efeitos adversos e significativos.
O aumento da demanda e a oferta de energia é superior à demanda ventilatória atribuído à administração de carboidratos.
QUANDO UTILIZAR
PARENTERAL?
NUTRIÇÃO
ENTERAL
E
Quando as necessidades nutricionais são satisfeitas pela via oral, a alimentação por outra via (enteral ou parenteral) não traz nenhum benefício adicional ao paciente com doenças pulmonares ou respiratórias.
Portanto, essas vias de administração do suporte nutricional devem ser utilizadas quando não é possível administrar a quantidade desejada por via oral. Quando não se pode fazer uso do trato gastrintestinal, a via