Erros de dosagem de radiação
Curso: Técnico de Radiologia
10/2014
resumo A radiação ionizante foi empregada pela primeira vez em medicina por volta do século XIX, depois da descoberta dos raios-X. Nos últimos 100 anos os tratamentos utilizando raios-X vêm sendo aplicados cada vez mais na medicina não somente em diagnósticos, mas também em radioterapia. Erros humanos são uma importante fonte de falhas em todos os passos do planejamento e do tratamento radioterapêutico, porém esses erros não são exclusividades dos homens, às vezes os equipamentos utilizados para emitir a radiação apresentam algum tipo de defeito. Erros de dosagem de radiação vêm acontecendo durante muitos anos, ocasionando sérios problemas como queimaduras, necroses de tecidos e até a morte dos pacientes e para evitar esses erros de tratamento, são recomendados programas de garantia de qualidade específicos pelas organizações nacionais e internacionais.
PALAVRAS-CHAVE: Radioterapia; Radiação; Erros de dosagem introdução A radiação ionizante foi empregada pela primeira vez em medicina por volta do século XIX, depois da descoberta dos raios-X. Nos últimos 100 anos os tratamentos utilizando raios-X vêm sendo aplicados cada vez mais na medicina não somente em diagnósticos, mas também em radioterapia. O tratamento por radioterapia vem sendo utilizado há muito tempo em pacientes que sofrem diversos tipos de câncer, tendo por objetivo eliminar as células cancerígenas por meio de radiação ionizante ao mesmo tempo em que procura evitar a destruição de células saudáveis. Mais da metade de pacientes com câncer são submetidos à radiação em algum ponto durante o tratamento da enfermidade. O uso médico de radiação é o único em que os pacientes são intencionalmente expostos à radiação.
Apesar de todos os cuidados que são tomados, encontramos muitos incidentes e acidentes sérios ocorridos em radioterapia relatados na literatura e as falhas em sua maioria são verdadeiros erros humanos. Para evitar