Relatorio de Fisica
AEDB CURSO DE ENGENHARIA ROT 07
TÍTULO: AÇÃO DA FORÇA ELETROMAGNÉTICA QUE ATUA NUM CONDUTOR RETILÍNEO, IMERSO NUM CAMPO MAGNÉTICO, QUANDO POR ELE CIRCULA UMA CORRENTE ELÉTRICA
OBJETIVOS GERAIS
Ao término desta atividade o aluno deverá ser capaz de:
Identificar o vetor indução magnética e o sentido da corrente elétrica que circula num condutor
Concluir que uma carga elétrica em movimento gera um campo magnético em torno dela
Concluir que uma corrente elétrica é capaz de produzir efeitos magnéticos
Utilizar conhecimentos da ação do vetor indução magnética sobre cargas em movimento
Aplicar convenientemente a regra da mão direita
Utilizar conhecimentos sobre a experiência de Oersted
MATERIAL NECESSÁRIO:
1 balanço magnético Waltrick
1 imã em “U”
1 fonte regulável
1 amperímetro 0 a 10 A CC
1 chave inversora
4 conexões de fio com pinos banana
FUNDAMENTOS TEÓRICOS:
O magnetismo, termo derivado de Magnésia, localidade da Ásia Menor (hoje Turquia), tem sua mais antiga fonte no imã natural.
A observação de que a magnetita, pedra comum na região, atraía o ferro e interagia com outras “pedras” semelhantes, fez surgir esta ciência.
A Terra, outro imã natural, interagindo com a magnetita, sempre a orientava numa direção. Esta observação, em épocas antigas, provocou a invenção do instrumento de grande auxílio para os navegadores: a bússola.
Pela descoberta feita por OERSTED (em 1820) de que um condutor, percorrido por uma corrente elétrica, gera ao seu redor um campo magnético, a eletricidade e o magnetismo, até então consideradas independentes, foram unidas numa só denominada eletromagnetismo.
Durante esta atividade, constataremos a interação entre o campo magnético de um imã permanente e o campo magnético gerado pela corrente elétrica, que circulará num condutor imerso num campo magnético, através da ação da força eletromagnética que foi capaz de movê-lo. Esta força, intimamente ligada à corrente elétrica e ao vetor