Comportamento DF
RESUMO
Na busca do entendimento das práticas atuais para o descarte de resíduos de produtos elétricos, especificamente lâmpadas fluorescentes, e as nocividades que este rejeite inadequado pode causar ao meio ambiente e a saúde, buscou-se mapear o problema da falta de postos de coleta deste tipo de material e correlaciona-lo como oportunidade de marketing social para as empresas de materiais elétricos. O estudo mostra que os consumidores estão dispostos a pagar um preço um pouco mais elevado, desde que as empresas façam a coleta das lâmpadas, configurando-se assim uma oportunidade para o descarte correto destes materiais, e concomitantemente uma ação mercadológica que poderá resultar inclusive em aumento nas vendas.
Palavras-chave : Responsabilidade Social, consumidor, descarte, Lâmpadas fluorescentes.
1. INTRODUÇÃO
As discursões e buscas por uma atitude de Responsabilidade social, intensificada na década de noventa, fez surgir um campo de estudo em administração e marketing. Analisando esta questão, WAGNER ( 2003 apud. TAMASHIRO et.al 2012 ) destaca que, as questões ambientais tem recebido muita atenção, reflexão e crescente preocupação por parte da sociedade pela sensibilização do problema ambiental, dada a interdependência dos stakeholders; a pratica da Responsabilidade social corporativa vem se tornando bastante sistêmica no âmbito das organizações. Segundo Makower (2009, p.27) a fama de produtos e serviços verdes crescerá atingindo assim a forma critica em algumas categorias, sendo assim novas tecnologias e materiais se tornarão viáveis e empresários mostram um novo pensamento, um pensamento mais voltado a questões ambientais surgindo assim modelos e serviços empresariais e inovadores.
Os consumidores nas ultimas duas décadas sempre expressavam uma importância ou não em mudar seus hábitos de compras e certa descrença quanto aos