Doenças pulmonares
Doenças das vias respiratórias Essas doenças afetam os tubos (vias) que transportam oxigênio e outros gases para e dos pulmões. Elas geralmente causam o estreitamento ou o bloqueio das vias aéreas. Elas incluem asma, enfisema e bronquite crônica. Pessoas com doenças das vias respiratórias às vezes descrevem a sensação como "tentar expirar através de um canudo".
Doenças do tecido pulmonar -- Essas doenças afetam a estrutura do tecido pulmonar. A escoriação ou inflamação do tecido incapacita os pulmões de se expandirem totalmente ("doença pulmonar restritiva"). Isso faz com que seja difícil para os pulmões absorver oxigênio e liberar dióxido de carbono. Fibrose e sarcoidose pulmonares são exemplos de doenças no tecido pulmonar. Às vezes, as pessoas descrevem a sensação como "vestir um suéter ou colete muito apertado" que não permite que elas respirem fundo.
Doenças da circulação pulmonar -- Essas doenças afetam os vasos sanguíneos dos pulmões. Elas são causadas por coagulação, escoriação ou inflamação dos vasos sanguíneos. Elas afetam a capacidade de os pulmões absorverem oxigênio e liberarem dióxido de carbono. Essas doenças também podem afetar o funcionamento do coração.
Pneumonia
É uma infecção nos pulmões, especificamente nos alvéolos (local de trocas gasosas). Pode ser causada por vários microorganismos, incluindo as bactérias, vírus, parasitas e fungos. O Pneumococo é a principal bactéria causadora da pneumonia. Devido a essa infecção, os alvéolos se enchem de muco e pus, impedindo que haja o funcionamento correto, ou seja, muitas vezes, o oxigênio não alcança o sangue, fazendo com que as células do corpo não funcionem corretamente.
Sintomas da Pneumonia
Muitas vezes, a pneumonia vem seguida de uma gripe. Então, fique atento!
-Febre e suor;
-Tremores e calafrios;