Osmoscopia
A osmose é a passagem do solvente de uma solução diluída para uma solução mais concentrada através de uma membrana semipermeável. Já a pressão osmótica é a pressão externa que deve ser aplicada na solução para evitar a sua diluição. Quando uma solução é diluída por um solvente que atravessou uma membrana semipermeável, dizemos que ocorreu o processo denominado de Osmose.
Todas estas definições acima dizem respeito a uma propriedade coligativa dos líquidos, e é com base neste conceito que podemos definir a Osmoscopia.
A Osmoscopia é a propriedade coligativa que estuda a difusão de um líquido para outro através de membranas. Veja a demonstração de um processo onde a Osmoscopia se faz presente: a osmose do álcool em água.
1. Primeiro coloque o álcool em um copo e depois tampe com um balão (de festa);
2. Mergulhe o copo em um recipiente com água e deixe por alguns instantes;
3. Observe que o copo com álcool vai ficar mais cheio, o que aconteceu?
Ocorreu que a água presente no recipiente foi transferida em parte para dentro do copo com álcool, se o balão for furado neste instante, vai haver uma propulsão da solução de álcool e água que estava dentro do copo, o líquido é jorrado. Esta demonstração permite verificar a presença da pressão osmótica.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
A osmose é uma propriedade coligativa que corresponde ao surgimento da pressão osmótica de soluções. Osmose é quando, o solvente passa de um meio menos concentrado, para um mais concentrado graças a uma membrana semipermeável. E osmoscopia o estudo da mesma. Ela foi primeiramente descrita por J. A. Nollet, que em uma experiência em que colocou espírito de vinho num cilindro, fechou a boca do mesmo com uma bexiga animal e mergulhou-o em água pura. A bexiga inchou consideravelmente, algumas vezes chegando a romper. A membrana animal era semipermeável, a água pôde atravessá-la, mas o álcool, não. O primeiro estudo quantitativo detalhado da