estudante
A propriedade coligativa é basicamente uma alteração nas propriedades de um liquido puro quando nele é adicionado um soluto não volátil.
Um simples exemplo é esse: vamos pegar H2O em condições normais e no nível do mar e vamos aquece-la, nessas condições ela iria entrar em ebulição a 100ºC, mas se adicionarmos NaCl (soluto não volátil) mistura não entrar em ebulição a 100ºC mas sim em temperaturas mais altas. Então observamos que nós alteramos a temperatura da água (liquido puro) quando adicionamos o NaCl (soluto não volátil) esse efeito é conhecido como efeito coligativo ou propriedade coligativa.
E o efeito coligativo só precisa de uma condição para acontecer, é essa condição é apenas a dependência do número de partículas do soluto ou seja quando mais soluto, maior é o efeito coligativo.
As propriedades coligativas são divididas em 4 principais, elas são: Tonoscopia, Ebulioscopia, Crioscopia e Osmoscopia.
2. Tonoscopia
A tonoscopia estuda a redução da pressão de vapor de um liquido puro por que nele foi adicionado um soluto não volátil.
Figura 1 - Esquema de tonoscopia utilizando agua e glicose.
Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=rsUVHKFWW78 > acesso em 22 julho 2013.
Como o esquema nos mostra, tínhamos a água que era um solvente puro ela em uma mesma temperatura liberava mais vapor e portanto a pressão era maior, já quando adicionamos a glicose que é um soluto não volátil o ponto de ebulição aumenta ou seja nessa mesma temperatura ela libera menos vapor e sua pressão é menor.
A forma que é utilizada para se calcular a tonoscopia é Δp = P2 – P, onde:
P= pressão de vapor da solução.
P2= pressão de vapor do solvente.
Quando um liquido se torna vapor ele estabelece novas interações sendo que a quantidade de solvente presente nesse vapor determina a intensidade da sua pressão ou seja, a pressão de vapor de uma solução corresponde diretamente a quantidade de solvente que foi adicionada a ela e que foi