Relatrio Osmetro
1849 palavras
8 páginas
Centro Universitário Uninovafapi Montagem de um Osmômetro (Modelo Físico)
Teresina
05 de Maio de 2015
Centro Universitário Uninovafapi
Montagem de um Osmômetro (Modelo Físico)
____________________________
____________________________
____________________________
____________________________
____________________________
Teresina
05 de Maio de 2015
Sumário
1. Introdução
4
2. Objetivos
5
3. Material
6
4. Procedimentos
6
5. Resultados
7
6. Discussão
9
7. Conclusão
10
8. Bibliografia Consultada
11
1. Introdução
O osmômetro é um instrumento usado para mostrar a osmose e a pressão osmótica. O mais comum dos osmômetros é formado de um receptáculo de barro com paredes dotadas de poros que formam uma membrana semipermeável. No interior do recipiente é posto uma solução de açúcar, e em seguida é tampado. Na tampa há um canal cilíndrico (cano) atravessado, por onde vão passar os fluidos. Este recipiente é submergido em outro recipiente preparado com água destilada. Este solvente puro desloca-se para dentro do osmômetro, sob pressão que é maior em seu exterior.
A quantidade de água que sobe está em relação com a diferença de concentração entre a água pura e a solução. Se, em vez de deixar subir a água pelo tubo, se tapar a extremidade, o volume não aumenta, mas desenvolve-se uma pressão, a que exercem as moléculas de água procurando passar por cima e que é denominada de pressão osmótica. À vista disso, podemos definir pressão osmótica como sendo a pressão que se tem de aplicar a solução para impedir que a água pura difunda através de uma membrana semipermeável.
A passagem de água geralmente se estabelece entre duas soluções de concentrações diferentes separadas por uma membrana semipermeável, e a passagem do líquido faz-se da solução mais diluída para a mais concentrada.
A difusão de membranas é um caso particular do mecanismo geral da osmose. É denominado osmose o movimento de difusão das