osmose
A seletividade sobre a substancia que atravessam é encontrado estrutura celular. Onde a permeabilidade ocorre com as moléculas de água, algumas outras moléculas pequenas e alguns íons hidratados. Isso permite a entrada de substancias necessária ao funcionamento da célula, a eliminação de substancias toxicas produzidas por ela e a não a perca de proteínas e outras substâncias vitais para o seu funcionamento saudável através da não passagem de moléculas grandes. Acontecimentos que envolvem membranas permeáveis apenas ao solvente que ocorre espontaneamente do meio menos concentrado para o mais concentrado é denominado osmose. Microscopicamente, ela é interpretada como a passagem de água por meio de orifícios existentes na membrana. Esses orifícios são suficientemente pequenos para permitir a passagem de água, mas não dos íons que carregam consigo uma camada de hidratação, ou seja, uma camada de moléculas de água ao seu redor. O fluxo de água ocorre pela membrana nos dois sentidos. Porém, a ocorrência da osmose indica que o fluxo é mais intenso no sentido do meio menos concentrado para o mais concentrado.
Quando uma solução aquosa está separada da água pura por uma membrana permeável apenas à água, o valor exato de pressão que se deve aplicar sobre a solução para impedir a osmose é denominado pressão osmótica da solução. Essa grandeza é representada pela letra grega PI minúscula ().
Na segunda metade do século XIX, o cientista holandês van’ t Hoff verificou que, para soluções diluídas de solutos não-eletrólitos, a pressão osmótica é diretamente proporcional