Osmose
Os seres vivos depararam-se com osmose desde sua origem,uma vez que tudo indica que eles surgiram em meio aquoso como sistemas isolados do ambiente por uma membrana semipermeável.Durante o processo evolutivo os sers vivos desenvolveram não só maneiras de evitar problemas causados pela osmose (inchação ou dessecamento) processos que aproveitam a dinâmica osmótica nos fenômenos biológicos. a osmose é influênciada pelo número de partículas.Quando duas soluções contêm a mesma quantidade de partículas por unidade de volume ,mesmo que não sejam do mesmo tipo,exercem a mesma pressão osmótica e são isotônicas.Caso sejam separadas por uma membrana,haverá fluxo de ãgua nós doi sentidos de modo proporcional.
Quando se comparam soluções de concentrações diferentes, a que possui mais soluto e , portanto , maior pressão osmótica é chanada hipertônica, e a de menor concentração de soluto e menor pressão osmótica é hipotônica.
DIFUSÃO FACILITADA a superfície da membrana plasmática possui proteínas especiais, receptoras ou permeases,que reconhecem e trasportam(carregadoras)substâncias alimentares de fora para o interior das células ou vice-versa.É um processo de facilitação que segue o gradiente de concentração, sem gasto de energia, como acontece também na osmose.
TRANSPORTE ATIVO já vimos que na difusão e na osmose, por processos puramente físicos, as moléculas tendem e se deslocar do local de sua maior concentração para a região de menor concentração.Contudo o inverso também pode ocorrer em células vivas. isto é evidentemente contrário á tendência natural da difusão, e para poder ocorrer, necessita de gasto de energia:é o trasporte ativo.Quando analisamos o conteúdo de uma hemácia,encontramos nela concentrações. de íons de sódio(na+) muito menor do que a concentração de sódio no plasma(solução aquosa do sangue). Ora, se raciocinarmos em termos de dufusão deveria entrar na célula até que as concentrações fora e dentro se igualassem.
No entanto, isto não ocorre,