Osmose no ovo
Ao início da experiência, cada um dos ovos é posto em um copo com vinagre, e lacrado com papel alumínio
Antes de serem postos nos copos, cada ovo foi medido, OVO1= 14 cm, OVO2= 14 cm. Após serem postos no copo, permanecem lacrados por 3 dias. A casca do ovo é composta de carbonato de cálcio (CaCO₃), que reage em meio ácido (vinagre), e libera gás carbônico (CO₂), água (H₂ O) e acetato de cálcio (C₂H₃O₂ ) que fica na superfície da membrana. A reação ocorre devido à formação de pequenas bolhas de gás carbônico na superfície da casca do ovo. Após retirar a casca do ovo (após o terceiro dia imerso no vinagre), ele é medido novamente ambos os ovos medem 21 cm.
Depois, por um dos ovos na mistura de água com açúcar e o outro ovo em água, após fazer isso esperar a reação. Depois medir novamente para verificar a variação do tamanho dos ovos.
Após a nova medição constata-se que o imerso em água (OVO1) aumentou para 22,5cm e o imerso em água com açúcar (OVO2) diminuiu para 19,5 cm.
Conclusões: ao perder a casca, o ovo fica envolvido por uma membrana semipermeável que permite o acontecimento da osmose, onde a água passa do meio hipotônico (menos concentrado) para hipertônico (o mais concentrado). Conseguimos verificar que isso ocorre devido a variação do tamanho do ovo. O OVO1 tem maior concentração de solutos, (meio hipertônico) e, a água (meio hipotônico) se difundiu para o interior do ovo. No OVO2, a solução saturada de açúcar (meio hipertônico) tem mais concentração do que o interior do ovo (meio hipotônico), que perde água para o meio (solução de água com açúcar), ficando murcho.