Osmose em ovos de codorna
RELATÓRIO CIENTÍFICO
Osmose em ovos de codorna
Maceió, 31 de agosto de 2015
Sumário
INTRODUÇÃO 3
OBJETIVO 3
MATERIAIS 3
PROCEDIMENTO 4
ETAPA 1 4
ETAPA 2 4
Etapa 3 4
Etapa 4 4
INTRODUÇÃO
Uma dificuldade em realizar experimento sobre osmose é encontrar membranas semipermeáveis que funcionem adequadamente, isto é, que permitam a passagem de agua, mas não impeçam a passagem de solutos. Porem, essa dificuldade técnica é superada com o uso da membrana coquilífera, encontrada sob a casca dos ovos das aves.
OBJETIVO
O objetivo dessa atividade é demostrar o processo de osmose. Como a membrana coquilífera é permeável a sais, utilizaremos uma solução de açúcar, e não uma solução de salina.
MATERIAIS
4 Ovos de codorna
1 Recipiente médio
2 Copos de vidro
Água filtrada
Vinagre branco
Açúcar de cana
Etiquetas de papel
PROCEDIMENTO
ETAPA 1
Colocamos em um recipiente 4 ovos de codorna junto com o vinagre branco. Vimos que após duas horas a casca calcária já havia saído por completo, mas esperamos as 24 horas dita no livro para seguirmos adiante. ETAPA 2
Lavamos os ovos cuidadosamente sobre água corrente, durante a reação de dissolução, observava-se o intenso desprendimento de bolhas de gás carbônico próximo a superfície do ovo.
Essa reação se esquema assim:
2H3C – COOH + CaCO3 -> [Ca2+][H3COO]2 + H2O + CO2 Etapa 3
Colocamos 2 ovos com a casca calcária removida em solução. Observamos a forma e a consistência deles a cada duas horas. Vimos que os ovos que estavam na agua filtrada murcharam e os que estavam na agua com açúcar cresceram. Etapa 4
Em seguida, transferimos um dos ovos da solução de açúcar para o copo com agua filtrada e um dos ovos da agua filtrada para a solução com açúcar.
Conclusão
Notamos que ao transferimos os ovos o que havia crescido voltou ao seu tamanho normal e o que havia diminuído na agua filtrada cresceu.