Aulaspraticas
MATERIAL
1 tintura de iodo (que pode ser comprada facilmente em farmácias) ou uma solução de lugol (que pode ser preparada dissolvendo-se 5g de iodo e 3 g de iodeto de potássio em 100 mL de água. Uma solução de lugol sempre contém 1% de iodo (I2) e 2% de iodeto de potássio (KI));
Pires ou Placas de Petri;
- Batata, pão, rabanete, clara de ovo, maçã, bolacha, farinha de trigo, sal, farinha de milho, farinha de mandioca, macarrão, arroz cru e outros alimentos que se deseje testar a presença de amido (Observação: alimentos de origem animal não contêm amido);
-Conta-gotas.
Procedimento:
Coloque cada alimento em uma Placa de Petri ou pires. Em seguida, adicione cerca de três gotas da tintura de iodo ou da solução de lugol em cada um dos alimentos e observe o que ocorre com a cor da solução no alimento.
Resultados e Discussão:
Se houver amido no alimento, a coloração da solução de iodo no alimento irá variar do azul ao preto, pois o I2 reage com o amido, formando uma estrutura complexa que possui essas cores.
O professor pode pedir para que os alunos indiquem quais alimentos devem ser ingeridos de modo controlado por pessoas diabéticas.
EXTRAÇÃO DO DNA
Selecionar 3 morangos e tirar os seus cabinhos verdes.
Colocar os morangos dentro de um saco plástico e macerá-los pressionando os morangos com os dedos até obter uma pasta quase homogênea.
Transferir a pasta de morango para um copo.
Em outro copo misturar 150 ml de água, uma colher (sopa) de detergente e uma colher (chá) de sal de cozinha. Mexer bem com o bastão de vidro, porém devagar para não fazer espuma.
Colocar cerca de 1/3 da mistura de água, sal e detergente sobre o macerado de morango. Misturar levemente com o bastão de vidro
Incubar em temperatura ambiente por 30 minutos.
Mexer de vez em quando com o mesmo bastão.
Colocar uma peneira sobre um copo limpo e passar a mistura pela peneira para retirar os pedaços de morango que restaram.
Colocar metade do líquido