Coloração de gram- relatorio
Coloração de Gram é uma técnica de coloração para diferenciação de micro-organismos através das cores, para serem observados em microscópio óptico. A técnica recebeu este nome em homenagem ao médico dinamarquês Hans Cristian Joaquim Gram.
Por volta de 1884, Hans Gram observou que as bactérias, após serem tratadas com diferentes corantes, adquiriram cores diferenciadas. Assim, as que ficavam roxas foram classificadas de Gram-positivas, e as que ficavam vermelhas, foram chamadas de Gram-negativas. A técnica de Gram é fundamental para a taxonomia(Taxonomia é a ciência que classifica os seres vivos.) e identificação das bactérias, sendo muito utilizada atualmente, como técnica de rotina em laboratórios de bacteriologia.
A técnica de coloração de Gram consiste em expor as células bacterianas à seguinte sequência:
Corante primário - violeta de cristal: cora o citoplasma de púrpura, independentemente do tipo de célula.
Mordente - solução de iodo: aumenta a afinidade entre o violeta de cristal e a célula e forma com o corante um complexo insolúvel dentro da célula. Agente descolorante – álcool, acetona ou ambos: solvente lipídico.
Contrastante – safranina ou fucsina básica: cora o citoplasma de vermelho.
Objetivo Verificar que na mucosa oral há presença de bactérias e realizar a pratica da coloração de Gram que tem como objetivo analisar os dois principais grupos de bactérias por microscopia óptica.
- Aprender a preparar esfregaço de bactérias;
- Realizar a técnica de Coloração de Gram;
- Aprender o fundamento do método de coloração de Gram;
- Comparar a estrutura da parede celular das bactérias Gram-positivas e Gram negativas;
-Permitir a observação da morfologia bacteriana e fornecer informações a respeito do comportamento do seu material celular diante dos corantes de Gram.
Material utilizado
•Cristal violeta •Água
•Solução descorante
•Fucsina ou Safranina
•Lamparina
•Lamina
•Palito
Tecnicas
1)