FICHAMENTO
- Cérebro e funções cognitivas
O sistema nervoso é a parte do organismo animal que coordena suas ações voluntárias e involuntárias e transmite sinais entre as diferentes partes do organismo.
Dividimos o sistema nervoso em:
O sistema nervoso central: é responsável por todas as estruturas contida na parte de trás do cérebro e na coluna, os nervos da coluna são responsáveis pelo controle motor ou pela percepção de varias sensações.
O sistema nervoso periférico: compreende raízes plexos e nervos que colocam o SNC em contato com os órgãos efetores e trazem as informações de sensibilidade e sentidos.
O sistema nervoso autônomo: apresenta estruturas centrais e periféricas relacionadas somente ao controle involuntário de funções orgânicas.
Neurônio: é a célula do sistema nervoso responsável pela condução do impulso nervoso. Há cerca de 86 bilhões de neurônios no sistema nervoso humano, Os neurônios recebem continuamente impulsos nas sinapses de seus dendritos vindos de milhares de outras células. Os impulsos geram ondas de corrente elétrica (no sentido diferente) através do corpo da célula até a uma zona chamada a zona de disparo, no começo do axônio. É aí que as correntes atravessam a membrana celular para o espaço extracelular e que a diferença de voltagem que se forma na membrana determina se o neurônio dispara ou não.
Hemisfério: Um hemisfério cerebral é definido como uma das duas regiões do cérebro que são divididas pelo plano mediano do corpo. Desta maneira, o cérebro pode ser dividido em hemisfério cerebral esquerdo e hemisfério cerebral direito cada lado tem suas funções.
Encéfalo apresenta três órgãos principais:
Cérebro: órgão mais importante do sistema nervoso e considerado o mais volumoso uma vez que ocupa a maior parte do encéfalo, o cérebro está dividido em duas partes simétricas: o hemisfério direito e o hemisfério esquerdo. Assim, a camada mais externa do cérebro e cheia de reentrâncias, chama-se córtex cerebral, o