A Sociologia Alem Word
Departamento das Ciências Humanas
A sociologia Alemã: A contribuição de Max Weber
Andressa Dias da Silva
Trabalho apresentado à disciplina de Sociologia, do curso de Farmácia, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.
Professor: Antônio Valdir
Santo Ângelo
2015
1. Weber foi um dos grandes pensadores fundadores do pensamento sociológico. Identifique três características de sua teoria inovadora.
- A sociologia de Weber tem como objetivo compreender os sentidos da ação humana.
- Busca a caracterização e compreensão do mundo ocidental moderno.
- Não consiste em explicar os fatos sociais.
2. O que era burocracia para Weber?
Weber estuda a burocracia como um tipo de organização da vida social que se manifesta por dispositivos legais e que busca estabelecer critérios de competência e funcionalidade, tais como a antiguidade, a qualificação e a eficiência.
3. De que forma o ambiente social, político e econômico da Alemanha da época de Weber o influenciou na sua produção sociológica?
O avanço alcançado pelas ciências físicas e biológicas fez com que as escolas sociológicas fossem influenciadas pela adaptação dos princípios e da metodologia dessas ciências a realidade social.
Devemos distinguir no pensamento alemão, portanto, a preocupação com o estudo da diferença, característica de sua formação política e de seu desenvolvimento econômico. Adicione-se a isso a herança puritana com seu apego à interpretação das escrituras e livros sagrados. Essa associação entre História, esforço interpretativo e facilidade em discernir diversidades caracterizou o pensamento alemão e influenciou muitos outros cientistas.
Em meio a uma tradição filosófica peculiar, e vivendo os problemas próprios de seu país, Weber pode desenvolver pressupostos não influenciados pelo racionalismo positivista de origem anglo-francesa
4. O que é método compreensivo?
Weber, não achava que uma