ARTIGO SU NO
Instituto de Tecnologia
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
EFEITO DOS ADITIVOS BIOLÓGICOS E
MICRONUTRIENTES NA DIGESTÃO ANAERÓBIA DE
LODOS FÍSICO-QUÍMICOS
A. Noyola and A. Tinajero
Belém / 2010
INTRODUÇÃO
o O tratamento de águas residuárias produz lodos que representam riscos consideráveis para o ambiente e a saúde pública, sendo um resíduo concentrado em matéria poluente originalmente presente em efluentes brutos. o Por esta razão, lodos devem ser tratados antes de sua disposição final. o A fim de alcançar este objetivo, existem diversos processos de estabilização e digestão do lodo. Dentre as opções mais atrativas, devido à capacidade de eliminar patógenos, há a digestão termofílica anaeróbia.
OBJETIVO GERAL
o Avaliar a aplicação de aditivos (bacilos liofilizados e enzimas) e micronutrientes (Ferro, Cobalto, Níquel e
Molibdênio) a fim de melhorar a estabilização anaeróbia termofílica de lodos provenientes de EPT com sulfato de alumínio em águas residuárias municipais.
MATERIAIS E MÉTODOS
o Três testes experimentais foram feitos em garrafas de vidro de 120 ml para simular o comportamento de digestores anaeróbios termofílicos (55°) para a estabilização do lodo da estação de tratamento primário, que usa o sulfato de alumínio como coagulante. o Os aditivos testados foram produtos comerciais, um baseado em enzimas (lípase, protease e celulase) nomeado WA3, e o outro feito de bacilos (Thuringiensis sp., Subtilis sp., e Licheniformes sp.)
o No primeiro teste, os parâmetros determinados para o monitoramento do teste foram: potencial redox, AGV, alcalinidade, relação de alcalinidade(bicarbonato alcalino/alcalinidade total) e total, sólidos fixos e voláteis no começo e no final do experimento; A produção de metano foi determinada duas vezes por semana. Os diferentes tratamentos para a primeira bateria de testes foram realizadas uma amostra para ser o branco, outra para se fazer o controle e mais cinco para realização