COLORAÇÃO DE GRAM
DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA APLICADA A ENFERMAGEM
PROTOCOLO DE AULA PRÁTICA
CONFECÇÃO DO ESFREGAÇO BACTERIANO
E COLORAÇÃO DE GRAM
Nome: Bianca Silva da Rocha
Turma: B
Data de Realização do Experimento: 26/03/2015 e 27/03/2015
Professor: Pedro Alves d’Azevedo
INTRODUÇÃO
A coloração de Gram é uma técnica de coloração para diferenciação bactérias através das cores, desenvolvido pelo médico dinamarquês Hans Christian Joachim Gram, em 1884, ele observou que as bactérias, após serem expostas a diferentes corantes elas adquiriam cores diferenciadas. Essa técnica permite a separação de amostras bacterianas em Gram-positivas (as que ficam roxas) e Gram-negativas (as que ficam rosa) e a determinação da morfologia e do tamanho das amostras analisadas. A coloração de Gram é um dos mais importantes métodos de coloração utilizados em laboratórios de microbiologia e de análises clínicas, sendo quase sempre o primeiro passo para a caracterização de amostras de bactérias. A técnica tem importância clínica, pois muitas das bactérias associadas a infecções são prontamente observadas e caracterizadas como Gram-positivas ou Gram-negativas em esfregaços.
OBJETIVOS
Confeccionar e observar em microscópio óptico uma lâmina e utilizar a técnica de gram para visualizar a morfologia das bactérias.
MATERIAL UTILIZADO
Lâmina;
Tubo preparado com meio de cultura;
Bico de Bunsen;
Água;
Alça bacteriológica;
Cristal Violeta;
Lugol;
Álcool-acetona;
Fucsina;
Papel;
Oléo de Imersão;
Microscópico.
METODOLOGIA
Cada aluno encontrou seu tubo contendo o meio de cultura com o material semeado. Para fazermos a preparação da lamina foi utilizado um arame que foi esterelizado no bico de Bunsen, após o material foi retirado com a alça do tubo e foi feito um esfregaço na lamina. Adicionamos uma gota de água e fixou o material com o fogo, após a lamina previamente fria, foi iniciado a coloração de gram.
Primeiramente para a