ANEXO 3 Tec
A negociação é um processo interpessoal, e um dos erros cometidos é agir sem pensar. E ter habilidade é um dos quesitos essenciais para uma boa negociação. A necessidade de ter negociadores hábeis e qualificados tornou-se vital.
Em alguns dicionários, a palavra habilidade esta relacionada a termos como aptidão, capacidade, competência e inteligência. As pessoas consideradas mais habilidosas com certeza são as mais bem preparadas para realizar certas tarefas. Contudo, há certas habilidades essenciais e fundamentais aos negociadores.
Para o professor Willian Ury, negociação “é uma comunicação em duas vias, em que deve prevalecer um único interesse”. Ele identificou sete habilidades, que definiu ser muito importante para o profissional se tornar um negociador bem-sucedido.
Ury dividiu as habilidades em grupos que são:
Grupos
Habilidades
Pessoas: filósofo, psicólogo.
Problemas:
detetive, inventor, juiz.
Decisão:
estrategista, diplomata.
1. Habilidade de ser filósofo é manter a calma, ser cauteloso. Você precisa buscar tempo para se preparar e não perder de vista o seu alvo, e objetivo.
2. Habilidade de ser psicólogo é colocar-se no lugar da outra pessoa. É fundamental conhecer o outro lado, suas necessidades, seus problemas, inclusive também para conhecer seus argumentos. Tente ouvir, mais do que falar, busque ter respeito pelo o outro, e não censure suas ideias.
3. Habilidade de ser detetive é obter o máximo de informações da pessoa com quem se está negociando. Principalmente quais são seus interesses, necessidades e desejos.
4. Habilidade de ser inventor é saber não criticar a proposta da outra pessoa, e sim criar situações. Identificar juntos os pontos positivos e negativos da proposta.
5. Habilidade de ser juiz é tentar decidir o que é ou não justo sobre o que está sendo discutido. Avalie se o que está sendo proposto tem alguma lógica.
6. Habilidade de ser estrategista é imaginar quais serão as ações que a