Trabalho Escravo Infantil
SIMONE ALVES DA SILVA¹
Introdução
Este trabalho tem por objetivo, entender o que realmente vem acontecendo com nossos jovens e crianças, que abandonam as escolas muito cedo para se dedicar ao trabalho infantil.
Esse é um problema que desencadeia vários outros a e que poderia ser amenizados com algumas medidas práticas.
Palavra chave - crianças, trabalho, escola.
Resumo
Conclui-se que as pesquisas realizadas foram de grande importância para que possamos melhor entender o que essas crianças realmente passam, essas crianças são forçadas a abandonar as escolas sem ter a oportunidade que deveria ser oferecida a todas elas. Toda criança necessita de oportunidades. Toda criança tem direito ao conhecimento.
1-Um problema social
Trabalho infantil, como reagir diante de um problema, que vem destruindo os sonhos de tantos jovens e crianças do nosso país e do mundo, crianças, que trabalham por necessidades ou até mesmo falta de oportunidades, crianças que são obrigados a abandonar as escolas e desistir dos seus sonhos para começar a trabalhar muito cedo para contribuir com o orçamento familiar, sendo assim obrigados a aceitar qualquer tipo de serviços e qualquer forma de pagamento ou até mesmo trabalham em troca de alimentos. A literatura empírica registra uma série de estudos acerca do tema em destaque. As evidências mais frequentes sugerem que o trabalho infantil é um fenômeno típico em famílias com baixo nível de renda. (RAMALHO;MESQUINA 2013)
Esse é um problema que ainda é frequente nos tempos atuais. Existem também pessoas que se aproveita da situação de famílias mais carentes para utilizar mão de obra infantil que é mais barata e assim construir grandes fortunas explorando o trabalho de crianças que sem oportunidades se agarram ao trabalho acreditando estar fazendo a escolha certa.
As estatísticas sobre o trabalho infantil no Brasil demonstram considerável redução ao longo das últimas