A Osmose Do Ovo Pelado
Acadêmicas:
Perla Oliveira 5442126319 N61
Luzimar Colman 3909714909 N71
Tainara Barbosa 3950853591 N71
Disciplina:
Fundamentos e Metodologia de Ciências
Professor:
Joecimara Miquelino
A OSMOSE DO OVO PELADO
RESUMO
Campo Grande, MS, 29 de Abril de 2015.
A OSMOSE DO OVO PELADO
O que é Osmose?
Osmose é um processo físico em que a água se movimenta entre dois meios com concentrações diferentes de soluto, separados por uma membrana semipermeável (permite somente a passagem das moléculas de água).
Materiais utilizados
Ovos, vinagre, água, geladeira, xarope de milho, copos.
Desenvolvimento da Experiência
- O primeiro passo é transformar o ovo comum em um ovo pelado, para isso utilizamos o vinagre e após duas horas dos ovos submersos nele, estarão prontos.
- O segundo passo e fazer a observação da Osmose. Em um copo foi colocado o primeiro ovo coberto de água e no segundo coberto de xarope de milho.
- Após 24 horas podemos ver o que aconteceu com cada ovo.
Resultado
O ovo que estava imerso na água está inchado e firme. O outro que estava no xarope de milho está murcho e flácido.
Depois que você dissolveu sua casca, o ovo está envolvido por uma membrana. (Na verdade, existem duas membranas, mas elas estão bem juntinhas). Essa membrana tem uma permeabilidade seletiva - ou seja, ela permite que algumas moléculas passem através dela, mas bloqueia a passagem de outras moléculas.
A água passa facilmente através dessa membrana do ovo. Moléculas maiores, como as moléculas de açúcar do xarope de milho, não passam através dessa membrana.
Quando você coloca um "ovo pelado" no xarope de milho, você está criando uma situação em que a membrana do ovo está separando duas soluções com concentrações diferentes de água. A clara do ovo tem cerca de 90% de água na sua composição; o xarope de milho tem apenas 25% de água. Nessa situação, o movimento da água através da membrana faz com que as moléculas de água movam do lado onde ela está mais