EXAME F SICO DO ADULTO TEXTO COMPLEMENTAR
Traduzido e adaptado de
Robert S. Hilman e Donald C. Funk
O exame físico é uma parte integrante de qualquer avaliação médica. Juntamente com a entrevista médica, ele é básico para coletar dados necessários para resolver problemas e manejar pacientes. Em vista de sua importância e da natureza repetitiva de seu uso, o médico deve ter uma rotina eficiente e sistemática. Isto não somente lhe permitirá ganhar tempo, mas também dará condições de melhorar seu desempenho e minimizar o risco de não perceber um dado importante da doença. O conteúdo do exame de rotina deve ser selecionado com cuidado para incluir aquelas manobras que nos dêem máxima informação. Cada manobra deve ser cuidadosamente adicionada às técnicas de exame de complexidade gradativamente maior, as quais serão introduzidas quando uma anormalidade for encontrada. Conseqüentemente o exame físico é o início, a descoberta de pistas de doença e um sistema para metodização da seqüência de exame individual e dos exames correlatos.
O exame apresentado no vídeo foi construído de acordo com estes ideais. Este foi estruturado para o médico generalista e se adapta bem ao ambiente hospitalar e de consultório. Conteúdo, seqüência e tempo foram organizados para obter a máxima eficiência e uma vez aprendido, o exame pode ser realizado em 10 a 15 minutos. Além disso, prestase bem para o registro de dados, como forma de documentação.
Para se adquirir eficiência, há necessidade de revisão de vídeo muitas vezes intercaladas com a prática do exame em pacientes. O tempo para cada passo melhorará com a experiência e desempenho adequado de algumas manobras somente será atingido depois da observação e supervisão de um instrutor. Na preparação para o exame físico de rotina é solicitado ao paciente que tire sua roupa, exceto suas roupas íntimas e coloca-se um lençol ou uma camisola que permita fácil acesso ao exame de tórax. Este tipo de camisola é comumente adotado na maioria dos hospitais e