APOSTILA 3 PRINC PIOS DA CONTABILIDADE E PLANO DE CONTAS
Os princípios de Contabilidade foram fixados pelo Conselho Federal de
Contabilidade em 1993, são utilizados para orientar os profissionais contábeis nas decisões diárias que tem que fazer referente aos atos e fatos que ocorrem dentro de uma empresa.
Exemplo:
Uma empresa compra mercadoria no valor de R$ 5.000,00, sendo 50% a vista e
50% a prazo.
Este registro tem que ser feito baseado no Princípio de Competência, pois como orienta este princípio a Mercadoria deve ser registrada quando foi comprada independente da forma de pagamento.
Princípios e Convenções
Os princípios contábeis tábeis são os meios utilizados onde o profissional tem embasado seu entendimento para melhor garantir e assegurar as informações registradas na
Contabilidade.
As convenções são a base que o profissional Contábil tem para se direcionar numa decisão final para ara registrar corretamente um fato contábil.
Exemplo de princípios:
Entidade:: vem colocar um divisor de água entre o patrimônio dos sócios e o patrimônio da pessoa jurídica, pois, muitas vezes existe esta confusão.
Quando uma empresa paga uma despesa é o Caixa da empresa que o faz, não a figura do sócio, ou seja, o patrimônio da empresa não se deve confundir com o patrimônio dos seus sócios. Este princípio se aplica no caso das empresas investidoras e suas controladas.
Continuidade: presume que a entidade deverá ter suas atividades desempenhadas por tempo indeterminado. Ninguém começa uma empresa para que a mesma tenha encerramento das suas atividades em curto prazo.
Competência: estabelece que as receitas e despesas devam ser incluídas no resultado quando ocorrem, mesmo se elas não tenham sido pagas ou recebidas.
Menciona o que realmente ocorreu com o Patrimônio da empresa, toda a modificação será registrada, pois este princípio estabelece que todas as alterações no ativo ou passivo resultam em aumento ou diminuição diminuição no Patrimônio Líquido. O que quer dizer que a empresa não deve registrar os seus fatos