Os verdadeiros piratas da Somália
Os famosos piratas da Somália tem uma fama negativa no mundo devido aos ataques nos navios de outras nações que estão na costa de seu país, onde atacam o navio, saqueiam e algumas vezes pedem uma quantia pelo resgate. Recentemente lançou-se o filme “Capitão Phillips”, que reproduziu um desses sequestros que aconteceu em 2009, onde concorreu como o melhor filme no Oscar de 2014. A história é verdadeira, mas, por qual finalidade eles comentem tal ato?
A Somália foi colonizada no séc. XIV pela Itália e pela Inglaterra e conseguiu a independência em 1960, o governo democrático durou apenas nove anos. Em 1969 o ditador Mohamed Siad Barré, lança um golpe de estado e consegue ficar no poder, ganha apoio incondicional dos EUA, esse apoio não foi em vão, graças ao ditador as empresas petrolíferas estadunidenses conseguem contratoas para explorar o petróleo no país. Seu golpe estende-se até 1988 quando o movimento nacional somali se revolta contra a ditadura, a rebelião dá lugar a uma guerra civil que prolonga até 1991, ano que o ditador abandona o poder e foge do país. Com o poder vazio, vários clãs combatem entre si para tomarem o poder do país, o que tem impedido a existência de um governo estável até hoje. Essa guerra civil deixou um legado de muitas mortes e fome devido à seca.
Devido ao desgoverno da Somália, embarcações pesqueiras procedentes de vários países tomam águas de frente a Somália ou até mesmo as águas territoriais, para pescas ilegais e isso esta acabando com as reservas pesqueiras do país, principal fonte de sustento, colaborando para a fome e miséria do país. A ONU, entidade a qual a Somália pede ajuda, não tem colaborado para impedir o saque dos outros países em território Somali. Outro grande problema são navios que chegam a sua costa e lançam barris e vão embora, fazendo a costa somali de lixeira de resíduos perigosos e isso já dura 14 anos, com esse tempo e os resíduos deixados tem