OS SENTIDOS E SUAS POSSIBILIDADES DE APREDIZAGEM
OS SENTIDOS E SUAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM
Segundo Rubem Alves o corpo carrega duas caixas: uma de ferramentas e a outra de brinquedos. Usamos a caixa de ferramentas para as práticas do trabalho as ferramentas são extensões do nosso corpo usadas para facilitar o nosso trabalho e isso vem passando de pai para filho cada vez mais com novas ferramentas facilitando assim a vida das gerações seguintes.
Ás quais os pais ensinam como usar e essa ferramentas com o passar do tempo vão se tornando obsoletas dando lugar para novas ferramentas, mas também temos as ferramentas que não perdem seu valor, pois são puras habilidades, como andar, falar.
Podendo assim dividir em duas ordens segundo Santo Agostinho a ordem do uti e do frui , uti é o que podemos utilizar e frui é o que não serve mais.
As nossas inteligências precisam ser estimuladas para que realize as suas funções adequadamente juntando o dever ao prazer, pois quando realizamos algo importante com cara de brincadeira é muito mais prazeroso então precisamos também estimular a capacidade de brincar de cada educando para construir conceito a partir do objeto estudado.
Rubem considera que no silencio das crianças ha um programa de vida sonhos. É dos sonhos que nasce a inteligência. É preciso escutar as crianças para que sua inteligência desabroche
Ele ver na escola tradicional o professor se apossando do ouvido do aluno penetrando com sua fala fálica impondo sua autoridade, porem todo mundo quer ser escutado inclusive às crianças.
Toda criança quer ser escutada, mas o que vemos principalmente em sala de aula é “cala a boca menino e escuta a explicação” muitas vezes aquela criança só quer tirar uma duvida e o professor com o seu poder de autoridade lhe tira esse prazer e poda uma das ferramentas daquela criança que é a inteligência a qual precisa ser estimulada para que eles possam construir seus sonhos e transforma-los em realidade.
Ele mostra através da