Os meios de comunicação controlam ou não o a audiência ?
Curso de Comunicação Social
Disciplina: Teorias de Comunicação
Cibele de Lima
Jefferson Rufino
Nathan Henrique
Belo Horizonte 26 de Agosto de 2015
"Os meios de comunicação controlam ou não a audiência?"
No artigo "Nem toda forma de amor vale a pena ou Paixão é cocaína, amor é Rivortil" podemos observar como a mídia acompanha esse tema que é tão falado na sociedade atual. O artigo desenvolve bastante a temática do lado científico que cerca o amor: como podemos entender esse sentimento, como podemos nos desapegar dele e como separar o que é paixão e amor.
A mídia e a ciência sempre andaram muito próximas. A mídia por conta se sua visibilidade e a ciência pelo prestígio. Nesse sentido é possível discutir como os meios de comunicação controlam a audiência. No próprio artigo é citada uma matéria da revista "Isto é" onde são mostrados métodos científicos para conseguir atingir a "cura do amor". Neste caso conseguimos observar como a ciência e a mídia conseguem controlar a audiência através do sentimento das pessoas.
A mídia parte do pressuposto de que os enfoques dados a partir dos avanços da medicina e indústria atrairão mais consumidores para determinado produto. Ponto de partida válido , já que impera o sentimento de que a pessoa tenha algum problema latente. O que a mídia precisa fazer é simplesmente divulgar o remédio que aparecerão inúmeros candidatos ao posto de hipocondríaco do ano.
Mas nos mantemos à questão afetiva, onde o indivíduo se sente responsável pelos desenrolares da situação, a mídia potencializa esse sentimento, impõem a ele a responsabilidade de não ter se adaptado, tornando-o uma pessoa suscetível aos produtos oferecidos para apaziguar seu ressentimento
.
E através deste grande poder que a mídia exerce na vida das pessoas, vemos a influência que a ciência possui na vida das pessoas, trazendo efeitos benéficos mas também maléficos, com a