ATIVIDADE LUDICA
Centro de Educação a Distância
LOCAL: GLÓRIA DE DOURADOS
Curso: pedagogia licenciatura
SEMESTRE: 4 semestre
Disciplina: Educação Lúdica
Prof. Maria
EDUCÃO LÚDICA NO BRASIL
MS
23/11/2013
Educação lúdica
O brincar deve ter lugar prioritário na vida da criança. Por ser uma das linguagens expressivas do ser humano, proporciona a comunicação, a descoberta do mundo, a socialização e o desenvolvimento integral.
O lúdico é um instrumento que permite a inserção da criança na cultura, por meio do qual se pode permear suas vivências internas com a realidade externa. É um facilitador para a interação com o meio, embora seja muito pouco explorado. O brincar é uma atividade culturalmente definida e representa uma necessidade para o desenvolvimento infantil.
Historicamente, o homem sempre brincou, por meio dos diversos povos e culturas e no decorrer da história, mas ao longo do tempo, as formas de brincar, os espaços e os tempos de brincar, os objetos foram se transformando.
As brincadeiras na rua, em casa e na escola, e as festas, são parte profundamente significativa para a inserção no universo social.
Com o brincar, se faz o processo de humanização ética da criança, por isso, deve ser utilizado para o desenvolvimento das crianças, tanto em casa, como na escola, principalmente por isso deve haver parceria entre pais e escola. A criança não se desenvolverá, se um não tiver o auxílio do outro, se um jogar a responsabilidade para outro.
Nas brincadeiras, se aprende e são incorporados conceitos, preconceitos e valores. Nas brincadeiras, se materializam as trajetórias singulares de vida das crianças, seus valores e suas experiências.
O brincar faz parte integral da formação da criança e os pais e a escola devem encarar isso de maneira a estar seriamente comprometido com o brincar de forma a desenvolver e educar a criança.
A ludicidade faz parte da vida do ser humano, seja como elemento integraliza dor entre ele a sociedade, ou como a reflexão e