Atividades lúdicas
4º Semestre
NOME DO ALUNO RA:
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar II”, sob orientação do professor-tutor a distância Adalgisa Bergamin Diples
TAGUATINGA 2012 AS CONTRIBUIÇÕES DE FROEBEL NA CONSTRUÇÃO DAS ATIVIDADES LÚDICAS
Friedrich Froebel nasceu no sudeste da Alemanha, em Oberweissbach, em 1782. Viveu uma infância solitária, em que se empenhou em aprender matemática, linguagem e a explorar florestas perto de onde morava. Após cursar informalmente algumas matérias na Universidade de Jena, tornou-se professor.
Fundou sua primeira escola em 1816, na cidade alemã de Griesheim. Froebel afirmava que a educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia, em relação com a natureza e à sociedade. Froebel defendia que o desenvolvimento ocorria segundo as seguintes fases: a infância, a meninice, a puberdade, a mocidade e a maturidade, todas igualmente importantes.
Em 1837,surge o jardim de infância, onde as crianças eram consideradas plantinhas de um jardim e se expressariam através das atividades de percepção sensorial, da linguagem e do brinquedo. A linguagem oral se associaria à natureza e à vida. Froebel foi o primeiro educador a utilizar o brinquedo como atividade. Na educação infantil o brinquedo é fundamental. Em cada fase do desenvolvimento, os brinquedos possuíam características intencionais e contribuíam para a formação das qualidades morais. Enquanto os brinquedos físicos davam força e poder ao corpo, as histórias desenvolviam o poder da mente.
Froebel observava muito a maneira de agir das crianças de diferentes