ARTIGO MUSICA RELIGIOSA E A MASSIFICA O SEMINAROS AVAN ADOS
2920 palavras
12 páginas
A Música Religiosa inserida nas programações RadiofônicasRozana Maria Feitoza Lobo
Orientador: Tobias Queiroz
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
Resumo:
Palavras Chaves: Programa radiofônico; música religiosa, massificação, fé e entretenimento.
Introdução:
1. A música na Religião
A igreja esta atenta aos avanços tecnológicos buscando está presente nas inovações do mundo, não ficando para trás nas tecnologias avançadas, utilizando-se dos meios de comunicação para a sua missão, a evangelização, como nos é mostrado no nos documentos da Igreja católica, o documento 59 e a NBB – NNNNNNNNN 85, “... priorizar o rádio como instrumento de evangelização, entendendo que a notícia que fala de vida e esperança é também evangelizadora...” 1 (Documento CNBB 59, pág 25). Vanoy nos relata que desde os tempos primitivos existe música e magia, “cantos associados a preces ou magias, narrativas sob a forma de salmos e cânticos populares podiam exprimir sentimentos religiosos ou profanos” (Vanoy, 1996, apud João Baptista).
“... desde as manifestações mais primitivas da música local, os textos são criados dentro de uma melodia. Não se trata de um texto subordinado á música, nem do inverso; a música e texto são produzidos quase simultaneamente e na perspectiva, e suas relações recíprocas.” (Vanoye, 1996, pág. 177 – apud João Baptista).
A música a ser tocada numa programação radiofônica chega ao cotidiano do ouvinte se tornando uma linguagem em liberdade, sem sons, as assonâncias, consonâncias, dissonâncias, rimas, imagens sonoras. E isso pode ser entendido no que nos fala Vanoye (1996, apud João Baptista) “Uma boa canção é também algo que se compreende (ao que se intui) facilmente e que se retêm na memória”.
2. A mídia e a Evangelização
As músicas religiosas, a serem usadas na mídia, em especial nos programas radiofônicos, trazem a idéia de ser levada ao público ouvintes, a entrada da verdade da fé inculturada nas músicas como expressão da expressão e