Os hipertextos no contexto atual
A formação do sujeito letrado se da através dos processos da escrita e principalmente da leitura, hoje temos um recurso facilitador de acesso rápido as varias informações ao mesmo tempo, os hipertextos, que nos dão vários conceitos a respeito do mesmo tema, com ganchos coniventes entre esses temas, usando de recursos que podem esclarecer a compreensão do leitor como imagens, gráficos, sons, vídeos, links entre outros. Já os textos tradicionais trazem uma leitura linear, levando o leitor a seguir uma determinada sequencia e para se ter uma interatividade entre outros textos são necessárias pesquisas em outras fontes bibliográficas.
Basicamente os hipertextos são compreendidos como "(...) uma abordagem da gestão da informação na qual os dados são armazenados em uma rede de nós conectados por ligações. Os nós podem conter textos, gráficos, áudio e vídeo, bem como programas de computador ou outras formas de dados." (SMITH, WEISS, apud VILAN FILHO, 1994).
Percebemos que a tendência dos hipertextos esta vinculada ao contexto atual da era digital, dos avanços tecnológicos, do acesso rápido as informações com uma linguagem coloquial e sucinta que dão ao leitor autonomia.
Mesmo com algumas diferenças entre os textos tradicionais e os hipertextos, concluímos que para o sucesso de ambos o leitor deve ser um sujeito participativo, que trace quais são os seus objetivos perante o estudo de determinado assunto, que tenha um conhecimento prévio e que acesse conteúdos de qualidade e confiáveis.
Referências Bibliográficas:
SMITH, John B., WEISS, Stephen F. Hypeitext. Communications of the ACM, v. 31, n. 7, p. 816-819, July 1988, apud VILAN FILHO, Jayme Leiro, Hipertexto : visão geral de uma nova tecnologia de informação. Ci. ínf., Brasília, v. 23, n. 3, p. 295-308, set./dez. 1994.
FONTANINI, Ingrid. O uso das tecnologias na educação: hipertextos x textos tradicionais. 2014. Disponível em: