Piery Levy
Resenha: PIERRE LÉVY, As Tecnologias da Inteligência - O Futuro do Pensamento na Era da Informática
Por Conteúdoescola
17 10 2004
Pierre Lévy – As tecnologias da Inteligência- O futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 2004, 13a. Edição.
Lançado em português em 1993, talvez seja o livro mais importante de Pierre Lévy, autor consagrado no estudo da história, filosofia e antropologia da informação. Muitas das obras que vieram em seguida (vide relação no final do texto) serviram mais ao marketing editorial, explorando o sucesso conseguido pelo autor junto a um público ávido de conhecimento a respeito das tecnologias da informação que à introdução de novas idéias e conceitos. Sua leitura cobre todo o pensamento de Pierre Lévy, repetido, de modo exaustivo, em outras publicações do autor.
Na introdução (Face à técnica) Lévy declara: "Novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das telecomunicações e da informática. As relações entre os homens, o trabalho, a própria inteligência dependem, na verdade, da metamorfose incessante de dispositivos informacionais de todos os tipos. Escrita, leitura, visão, audição, criação, aprendizagem são capturados por uma informática cada vez mais avançada. Não se pode mais conceber a pesquisa científica sem uma aparelhagem complexa que redistribui as antigas divisões entre experiência e teoria. Emerge, neste final do século XX, um conhecimento por simulação que os epistemologistas ainda não inventaram".
A correta e precisa tradução de Carlos Irineu da Costa ilustra que um dos principais agentes de transformação das sociedades atuais é a técnica, ou melhor, as técnicas, sob suas diferentes formas, usos diversos e as implicações que têm sobre o cotidiano e sobre nossas atividades.
No texto, Lévy privilegia, entre a grande quantidade de técnicas existentes, as técnicas de transmissão e tratamento das mensagens, uma vez que são as que transformam os