Artigo Científico Publicidade Digital em Per odo Eleitoral
O USO DO FACEBOOK PARA CONQUISTAR ELEITORES
Edivaldo Lucas Ribeiro dos Santos1
André Imbroisi Martins Borba2
Resumo
No atual contexto das possibilidades de comunicação e inovação tecnológica, a participação e interatividade proporcionadas pelas novas mídias sociais digitais como o Facebook, em período eleitoral no Brasil, influenciaram à forma de comunicar, informar e na participação da vida política do país. Essa pesquisa abre-se para investigação e análise da apropriação desta ferramenta por partidos políticos na divulgação de conteúdos diversos com fins eleitorais, no intuito de comunicar-se com seus eleitores e, por consequência, dar visibilidade as suas propostas. Diante do exposto, a validade científica deste projeto, consiste em averiguar as interfaces da comunicação publicitária digital que emerge como possibilidade para difusão de ideias, valores e opiniões na sociedade. Os resultados desta análise apontam para a necessidade de manter a página sempre atualizada e dinâmica, com o cuidado de promover um diálogo eficaz, a partir da interação que é fornecida pela internet, com foco na participação democrática dos cidadãos. Não basta, portanto, que os partidos políticos utilizem as redes sociais para fins eleitores, descomprometidos com a formação crítica da população.
Caso isso aconteça, o espaço cibernético deixa de cumprir seu principal papel, que é propor caminhos de diálogo com a sociedade e participação efetiva dos cidadãos na vida do país, pelo bem comum de todos.
Palavras-chave: Publicidade Digital. Políticas Públicas. Eleições. Democracia Participativa.
Novas Tecnologias.
Introdução
A definição de “Comunicação Pública” é estudada por diferentes aspectos e significados, dependendo da localidade, país, do autor e contexto em que está inserida.
Segundo Brandão (2009), a comunicação pública pode ser traduzida como sendo o dever do estado e do governo em manter uma comunicação de troca de informação com os