ald lorenzo
A adrenoleucodistrofia é uma doença genética, transmitida pelo cromossomo X, ou seja, é a mãe quem transmite o gene "defeituoso" que será responsável pela doença.
Se uma menina nasce portadora do cromossomo defeituoso X, ela não terá a doença porque ainda tem um X normal, já que mulheres são XX.
Se um menino nasce portador do cromossomo defeituoso Y, ele desenvolverá a doença, pois ele não tem outro X, só tem outro Y.
Por isso a doença é dominantemente para homens.
Mas ela pode se desenvolver em mulheres. Só no caso de um homem com essa doença ter uma filha com uma mulher também portadora (mas sem a doença). Essa filha deles pode ter ALD também.
Mas meninos com essa doença tem necessidades especiais, e geralmente não têm filhos.
B) Mielina:
Mielina é uma substância lipídica, de cor verde reluzente e de caráter birrefringente, proveniente de algumas células do hipotálamo. A mielina está presente na chamada bainha de mielina (formada pelos oligodendrócitos no SNC e pelas células de Schwann no SNP), que rodeia algumas fibras nervosas, fazendo com que tenham uma condução de impulsos nervosos mais rápida (condução saltatória). As fibras envoltas por mielina são chamadas precisamente mielínicas. As fibras que não possuem um revestimento de mielina chamam-se fibras amielínicas e possuem uma condução de impulso mais lenta.
Patologia
Adrenoleucodistrofia é uma doença causada pela degeneração da mielina.
C) Imunossupressão:
É o ato de reduzir a atividade ou eficiência do sistema imunológico. Algumas partes do sistema imunológico possuem efeito imunossupressor sobre outras partes do sistema imunológico, e a imunossupressão pode ocorrer como reação adversa ao tratamento de outras condições.
A imunossupressão deliberada é geralmente feita para coibir rejeição a transplantes de órgãos, tratamento de reação ou doença enxerto-versus-hospedeiro após transplante de medula óssea ou para o tratamento de doenças