Os grandes behavioristas:
John Broadus Watson - psicólogo americano fundador da corrente behaviorista dentro da Psicologia, nasceu em 1878. Foi considerado o pai do behaviorismo metodológico ao publicar em 1913 o artigo “A psicologia vista por um behaviorista”, que deu início a profundos estudos de com explicar o comportamento dos indivíduos.
Ivan Petrovich Pavlov – Fisiologista Russo (14 de Setembro de 1849 - 27 de Fevereiro de 1936), ganhou o prêmio Nobel de medicina pelo seu trabalho sobre a atividade digestiva dos cães . Pavlov descobriu o que ele chamou de condicionamento clássico, ele observou que os cães não salivavam apenas ao ver a comida mas também quando associavam algum som ou gesto à chegada da comida (como por exemplo o som dos passos de seu assistente ou a apresentação da tigela de alimento). A idéia básica do condicionamento clássico consiste em que algumas respostas comportamentais são reflexos incondicionados, inatas em vez de aprendidas.
Burrhus Frederic Skinner - nasceu em 20 de março de 1904 na cidade de Susquehanna na Pensilvânia. Graduou-se em Psicologia em 1930 e terminou seu doutorado em 1931. O conceito-chave do pensamento de Skinner é o de condicionamento operante. O reflexo condicionado é uma reação a um estímulo casual. O condicionamento operante é um mecanismo que premia uma determinada resposta de um indivíduo até ele ficar condicionado a associar a necessidade à ação.
CONCLUSÃO
Num sentido muito real, todos os psicólogos contemporâneos – pelo menos aqueles que conduzem pesquisas empíricas são behavioristas. O behaviorismo nos traz a idéia clara sobre o que e o que causa o comportamento. Através dele podemos afirmar que o comportamento pode ser controlado, se um ambiente de trabalho for agradável lógico que o individuo se sentirá bem, mais se não for pode-se melhorar o ambiente. O behaviorismo é acusado de enxergar a prática administrativa a partir dos objetivos dos dirigentes da empresa, mais o objetivo do