Teste
Prof. Osvaldo Cruz
+
ACIONAMENTOS PARA
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
1
TEC
Acionamentos para Instalações Elétricas
Prof. Osvaldo Cruz
Cap. 1 Motores Elétricos de Indução em Acionamentos Elétricos.
1. Introdução
Os principais aspectos relacionados com a seleção e aplicação de motores de indução serão apresentados junto com as características da carga e dos motores, para que, possam permitir determinar sua a escolha, bem como, discutidos critérios técnicos que são determinantes para a correta seleção de motores.
A seleção do motor para certa aplicação permite determinar o seu custo inicial e também o seu custo de operação. O emprego de um motor de potência insuficiente pode acarretar um funcionamento inadequado do sistema a ele acoplado, resultando numa baixa produtividade. Também pode resultar em avarias prematuras no motor.
Por outro lado, um motor de potência acima da necessária, além de um custo inicial maior, irá resultar em baixo rendimento, baixo fator de potência e vida útil reduzida.
Todas estas conseqüências são indesejáveis do ponto de vista econômico e técnico.
Num contexto mais amplo, a correta aplicação e seleção de motores assumem grande importância na atualidade devido ao crescente custo e escassez de energia que se verifica não apenas no Brasil, mas também em outros países. Conforme mostram as estatísticas, cerca de 60-70% de toda a energia elétrica produzida é convertida em energia mecânica por meio de motores elétricos. Em setores industriais este percentual chega a 80% e em setores comerciais a 50%. Medidas de redução de consumo quer sejam elas restritas ao âmbito industrial, quer sejam elas de maior alcance passam necessariamente pela redução do consumo de motores elétricos, o qual pode ter um valor significativo considerando-se a sua vida útil (20 a
25 anos).
Para cada aplicação existe uma infinidade de opções de motores que variam em termos de características,