Filosofia caso concreto aula 1
RESPOSTA AULA UM
Caso l
1) R:. É um pensamento sistemático que procura discutir o sentido e o fundamento da realidade.Ela é de natureza expeculativa ao contrário das outras ciencias que tem como base o experimento.
2) R:. Literalmente "amor a sabedoria".
É uma composição de duas palavras: Philos e Sophia. A primeira é uma derivação de philia,que significa amizade amor frterno entre iguais; a segunda significa sabedoria ou simplesmente saber.
3) R:. Tratra-se de uma análise em busca do fundamento e do sentido da realidade em suas multiplas formas indagando o que são,qual a sua pemanência e qual a necessidade interna que os transforma em outras.
Caso 2
1) R:. É a narrativa sobre a origem de alguma coisa ou seja um discurso pronunciado ou proferido como verdade.O mito trabalha com o simbolo daquilo que se acredita estar certo,é do modo indutivo,do geral para o particular.O mito,não admite questionamentos,portanto é incotestavel e inquestionavel.
2) R:. Para os gregos,o narrador do mito é um escolhido de Deus,que lhe mostra os acontecimentos passados e e permite que ele veja a origem de todos os seres e de todas as coisas para,poder transmitir aos ouvintes. A palavra mito é sagrada porque vem de uma revelação divina.
3) R:. a) MITO Narra a origem através genealogias ,rivalidades ou alianças entre as forças divinas,sobrenaturais e personalizadas.
b) FILOSOFIA Ao contrário do mito, a filosofia nã admite contradições,fabulações e coisas incompreensiveis mas, exige uma explicação lógica e racional.A explicação lógica não vem da pessoa do filósofo mas, da razõ que é a mesma em todos os seres