Teorias Behavioristas
No presente trabalho da disciplina de Psicopedagogia, iremos abordar sobre a teoria da aprendizagem behaviorista e tem como um dos principais objectivos a aquisição de conhecimentos para melhor compreensão a aquisição para melhor compreensão do tema.
Teorias behavioristas
Abordagem teórica da Psicologia centrada nos comportamentos específicos, observáveis e mensuráveis e baseada em estudos rigorosamente controlados, com quantificação dos dados comportamentais, excluindo os conceitos subjectivos envolvendo a consciência.
Nesta perspectiva incluem-se os modelos do condicionamento clássico e do condicionamento operante.
Behaviorismo é um termo genérico para agrupar diversas e contraditórias correntes de pensamento na Psicologia que tem como unidade conceitual o comportamento, mesmo que com diferentes concepções sobre o que seja o comportamento.
Segundo Watson, os seres humanos já nascem com certas conexões estímulo-resposta herdadas e chamadas reflexos. Aprendizagem ocorre a partir de um condicionamento destas conexões bem como na construção de novas conexões estímulo-resposta através do condicionamento clássico pavloviano. Para ele o meio ambiente exerce uma grande influência sobre o indivíduo.
Sua maior preocupação é com os aspectos observáveis do comportamento, uma vez que para ele todo comportamento é aprendido. Por isso ele se preocupa mais com o que as pessoas fazem, do que com que as pessoas pensam.
Para a elaboração de sua teoria, realizou estudos com crianças, quando pôde verificar que estas não exibem medo quando são, por exemplo, apresentadas pela primeira vez a um gato, ou a um cão, ou a outros animais. E isso se deve ao fato de que as crianças ainda não aprenderam a ter medo destes seres.
O experimento clássico de Watson foi o que ele realizou com uma criança que ao ser apresentada a um rato branco, num primeiro momento, não manifestou medo. No entanto, após a combinação do rato a um som estridente, durante sete vezes, a visão do animal se