a teoria do behaviorista
A Teoria Behaviorista parte do pressuposto de que a criança é uma “tábula rasa”, ou seja, que ela nada traz consigo e que tudo que ela aprende é adquirido por meio da experiência com o meio, em um processo de integração com o outro.
- A criança só desenvolve seus conhecimentos linguísticos por meio de estímulo – resposta (E-R), imitação e reforço. Para Skinner, reforço é qualquer estímulo que torne mais forte a resposta que leva de volta ao estímulo.
- reforço positivo: qualquer coisa que faça crescer a possibilidade de que a resposta ocorra (alimento, elogio, dinheiro, um balançar de cabeça, um sorriso).
- reforço negativo: aquele que provoca uma resposta de esquiva e faz com que o indivíduo evite determinado comportamento.
- Assim, a linguagem pode ter um reforço positivo, por meio do qual, o comportamento (ou seja, a linguagem) se manteria.
- Para Skinner, a Educação deve ser planejada passo a passo, de modo a obter os resultados desejados na “moldagem” do aluno.
- A imitação também é um fator de grande importância no Processo de Aquisição da Linguagem. A criança diante da interação com outras crianças e com os adultos começa a imitá-los. Isso chama a atenção de seus interlocutores que passam a incentivar e\ou recompensar a criança por essa imitação.
- Aprendizagem Associativa.
- Skinner é o fundador da maior escola de pensamento na Psicologia (E-R). Ele realmente fundou um sistema que se baseia no Behaviorismo de Watson e nos conceitos de estímulo, resposta e reforço. Segundo este conceito, reforço é qualquer estímulo que torne mais forte a resposta que leva de volta ao estímulo. Skinner apresenta e distingue entre dois tipos de aprendizagem:
- Operante: para Skinner este tipo é o mais importante, pois envolve formas mais