teoria behaviorista
Docente: Rose Mary
Discente: Katia Mattos
Curso: Técnico de secretaria escolar Módulo III Noturno
Disciplina: Gestão Escolar
Teoria Behaviorista
O Behaviorismo deriva do termo inglês behaviour ou do americano behavior, significa conduta, comportamento – é um conceito generalizado que engloba as mais paradoxais teorias sobre o comportamento, dentro da Psicologia. Estas linhas de pensamento só têm em comum o interesse por este tema e a certeza de que é possível criar uma ciência que o estude, pois suas concepções são as mais divergentes, inclusive no que diz respeito ao significado da palavra “comportamento”. Os ramos principais desta teoria são o Behaviorismo Metodológico e o Behaviorismo Radical.
O behaviorismo metodológico, também conhecido como behaviorismo clássico, surge a partir da proposta de Watson que acredita que a psicologia deve ser objetiva e experimental, propondo então abandonar os estudos relacionados à mente, pensamentos e emoções, para focar na conduta ou comportamento. Watson acreditava que as pesquisas relacionadas à mente não produziam resultados esperados, assim seria melhor direcionar os estudos para o que é observável, como o comportamento. Watson definia comportamento como sendo as mudanças observadas em um organismo, que fosse originada a partir de algum estimulo anterior.
Em 1953 o psicólogo americano Burrhus Frederic Skinner publicou o livro “Ciência e Comportamento Humano”, que em resposta ao então behaviorismo filosófico, trouxe uma proposta mais radical dentro da psicologia para tratar o comportamento como uma consequência do ambiente em que o homem está inserido.
Skinner foi contra a concepção de causas internas para o a conduta humana, e também se opôs a Watson, principalmente por não entender claramente os seus experimentos. Por isso, a linha de pensamento de Skinner era considerada mais radical. Ele também via o homem como um ser único, sendo contra a divisão de corpo e mente como conceito de