Povos maias, incas e astecas
Cultura
O povo maia tinha muito conhecimento sobre astronomia. Desenvolveram a aritmética de maneira que ela permitiu caçulos astronômicos de uma exatidão admirável. Conheciam o movimento do sol, da lua, e de Vênus e provavelmente de outros planetas.
A numeração escrita era simbolizada por pontos e traços. Inventou o conceito de abstração matemática, o valor zero fazendo-o intervir nos seus cálculos e cronologias.
Sabiam que os maias tinham um calendário muito parecido com o nosso vou falar pra vocês como era.
O calendário se baseava no sistema análogo. O dia (Kin) era uma unidade de tempo,acima da qual vinha o Uniam,correspondendo a um mês de 28 dias, o Tun equivalia ao ano. O calendário maia era superior ao de todos os povos da antiguidade. Compreendia um ano solar de 365 dias, um ano bissexto de 366 dias e um venusiano de 260 dias.
O crescimento da cultura maia se revela principalmente no terreno intelectual, devido á complexidade da sua escrita, só foram descobertos ate agora os símbolos relativos ao tempo.
Sociedade
A sociedade maia tinha uma organização bastante diferente dos demais impérios consolidados ao longo do continente americano. Organizando-se de forma descentralizada, os maias dividiam o poder político entre diversas cidades-Estado. Em cada uma delas, um chefe, chamado de Halach Vinic, governava a região em nome de uma divindade específica. Seu poder era repassado hereditariamente e os principias cargos administrativos eram por ele delegados.
Os funcionários públicos da cidade eram todos de origem nobiliárquica e desempenhavam cargos de confiança. Entre outras funções, este corpo de funcionários deveria controlar os exércitos, fiscalizar a arrecadação de impostos e a aplicação das leis. Outro importante cargo era desempenhado pelos sacerdotes, que orientavam os sacrifícios e oferendas realizadas durante as cerimônias religiosas. Além disso, a classe sacerdotal maia deveria cuidar da disseminação das