Eletricidade basica
1. – ÁTOMOS E ELÉTRONS.
1. – INTRODUÇÃO
Em qualquer substância existente na natureza , a menor partícula que pode existir por si mesma, conservando todas as características dessa substância é chamada de molécula. Em outras palavras, a molécula é a menor porção possível de qualquer substância. Assim, por exemplo, a menor porção possível de água seria a molécula de água. As moléculas, por sua vez, são compostas de partículas menores, os átomos.
2. – O ÁTOMO
O átomo é a menor parte de uma molécula, que por sua vez é dividida em prótons (+) que têm uma carga elétrica positiva, elétrons (-) que tem uma carga elétrica negativa e os neutrons que como o próprio nome já diz, não possuem carga elétrica. Todos os átomos, são formados por diferentes quantidades dessas partículas, sendo que o mais simples deles é o átomo de hidrogênio, formado por um elétron girando em torno do núcleo contendo um próton, como mostra a figura 1.
Os elétrons giram em torno do núcleo em alta velocidade, da ordem de 1013 voltas por segundo, descrevendo ao longo de sua trajetória uma órbita elíptica.
3. - O ELÉTRON: Os elétrons encontram–se distribuídos ao redor do núcleo em camadas concêntricas, podendo existir até 7 camadas, dependendo do seu número de elétrons. As camadas são denominadas pelas letras K, L, M, N, O, P, Q e nestas os elétrons são distribuídos da seguinte forma:
K=2 L=8 M=18 N=32 O=32 P=18 Q=2
Por definição, dá-se a última camada (Q) o nome de camada de valência e os elétrons nela existente são chamados de elétrons de valência, é através destes que os átomos se unem formando as moléculas. A distribuição dos elétrons por camadas, é dito distribuição eletrônica nas camadas. Quando um átomo, tem a mesma quantidade de elétrons e prótons