Biografia John B Watson
Nesta pesquisa discorremos brevemente sobre a vida e obra de John Broadus Watson (1878-1958). Watson queria construir uma psicologia sem alma ou mente, que fosse livre de conceitos mentalistas e ou de métodos subjetivos, métodos estes que ainda causam certa “discussão sem fim” entre psicanalistas e adeptos do behaviorismo.
De garçom em uma república, tratador de ratos e zelador encarregado de tirar o pó da escrivaninha de um dos seus mestres, Watson foi o primeiro na história da Universidade de Chicago, em 1903, aos 25 anos de idade, a obter em magna cum lauda o título de Ph.D., e isso ainda em meio às críticas que recebeu, por que o trabalho de doutorado de Helen Bradford Thompson Woolley teria tido maior crédito junto aos seus mestres, gerando um certo ciúmes que perdurou por muitos anos.
O dado termo behavior tem sua tradução para o português como comportamento, e é a partir deste que denominamos esta grande força da psicologia, cujo objeto de estudo é o comportamento, não só do homem mas de quase todos os seres. Esta teoria é hoje entre as mais fortes correntes norte americanas, terra natal do cientista.
BIOGRAFIA
Dêem-me uma dúzia de crianças sadias, bem constituídas e a minha própria espécie de mundo para as educar, e eu garanto que, tomando qualquer uma delas ao acaso e treinando-a para se tornar um qualquer especialista que eu venha selecionar - médico, advogado, artista, comerciante, e, sim, até um pedinte e ladrão, independentemente dos seus talentos, inclinações, tendências, aptidões, assim como da profissão e da raça dos seus antepassados. Eu transcendo meus fatos e admito, mas os defensores do contrário vêm fazendo o mesmo por muitos milhares de anos.
Watson, J. B. (1930). Behaviorism.
John Broadus Watson é um nome de grande importância na história da psicologia, sendo considerado tão influente quanto Freud, em relação ao estudo da psicologia nos Estados Unidos. É frequentemente referenciado como o fundador do movimento